Como atuamos

Se fosse necessário usar uma metáfora para definir o trabalho desempenhado pelo SERVAS escolheríamos dizer que construímos pontes. Isso por que buscamos, justamente, encurtar distâncias entre quem precisa de ajuda e quem pode contribuir. Mas, para além desse conceito, queremos, sobretudo, apresentar a forma que desenvolvemos para viabilizar as nossas ações. Somos uma entidade “catalisadora de esforços”, sendo um dos nossos objetivos é nos tornar ainda mais disponíveis para o diálogo e para novas parcerias.

Cadastro de entidades

O objetivo dessa diretriz é criar uma Rede de Atenção Socioassistencial que propicie às organizações perenidade na execução de suas finalidades estatutárias. Inicialmente, as entidades precisam estar devidamente cadastradas no SERVAS para comprovação da regularidade administrativa da entidade.

Para tanto, é necessário apresentar vários documentos, entre eles o comprovante de registro em um conselho municipal de direitos (Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal da Infância ou outro da qual faça parte). Além disso, é preciso informar qual é o público atendido/acolhido, o segmento socioassistencial em que a entidade atua, o número de beneficiados e as principais demandas.

Após a validação do cadastro, a entidade torna-se apta a receber donativos e a participar de ações e/ou projetos sociais promovidos pelo SERVAS. Vale esclarecer que esses eventos não possuem periodicidade regular, já que ocorrem quando há disponibilidade de recursos repassados por parceiros. De toda forma, o Servas busca atender todas as entidades cadastradas.

O cadastro no SERVAS é uma condição obrigatória para que a entidade participe como beneficiária de ações. Para realizá-lo e saber quais os documentos exigidos é necessário que a entidade entre em contato com o SERVAS por meio do telefone (31) 3349-2400, nos dias úteis e em horário comercial, solicitando o formulário de cadastro e a lista de documentos necessários. Após o envio, essa documentação será analisada. Caso a documentação esteja em conformidade, o cadastro estará efetivado.

Como o Servas apoia as entidades cadastradas?

  • Espontaneamente. Nesse caso existem duas possibilidades:
    1 – As próprias entidades fazem contato conosco em busca de apoio, o que pode ser feito pelo telefone (31) 3349-2400 ou e-mail: servas@servas.org.br
    2 – A equipe técnica do SERVAS pode, de acordo com a disponibilidade de itens a serem doados, buscar em seu cadastro entidades que fizeram solicitações.
  • Busca ativa. Esse modelo de trabalho é aplicado, por exemplo, quando o SERVAS recebe doações de parceiros que têm destinações previamente determinadas para os recursos, seja para alguma entidade ou para regiões e perfis de público específicos. Nesse caso, o SERVAS busca, por meio de contato com os municípios, entidades que se encaixem no perfil solicitado. Caso essas entidades não estejam cadastradas, são realizados procedimentos para o cadastro das mesmas.

Captação

A captação de recursos ocorre de duas maneiras. Todas visam diminuir o sofrimento imediato das populações atingidas, sobretudo as mais vulneráveis.

  1. Campanhas de mobilização social: envolvem a sociedade civil, a iniciativa privada e os órgãos públicos. Em geral, são ações com objetivos específicos e, normalmente, motivadas por crises pontuais, como o atendimento às vítimas de acidentes por fenômenos da natureza (enchentes, secas, desabamentos), rompimento de barragens e campanhas para arrecadação de agasalhos no inverno. Os interessados em participar dessas campanhas devem acompanhar os canais oficiais do Servas e a imprensa, onde as ações são amplamente divulgadas.
  2. Campanhas de arrecadação: realizadas para captação de donativos, serviços e/ou recursos financeiros junto à iniciativa privada, sociedade civil ou empresas públicas. Também recebemos donativos de organizações da sociedade civil sendo, especialmente, itens de primeira necessidade, como alimentos, material de limpeza e produtos de higiene pessoal, que são destinadas às entidades cadastradas. Para contribuir com as campanhas, basta entrar em contato com o Servas por meio de nosso telefone ou pelo Fale Conosco. Já para entidades que desejam receber ajuda é necessário realizar o cadastro em nossa Rede (incluir aqui um link para cadastro). Para aquelas entidades que já são cadastradas, basta ligar em nosso telefone ou fazer uma solicitação pelo  Fale Conosco.

Execução de projetos sociais

Ação desenvolvida para apoiar e qualificar o corpo gerencial e a equipe técnica das entidades socioassistenciais, buscando aprimorar os métodos de trabalho e elevá-las ao nível de excelência. Normalmente esses são projetos que atendem a demandas levantadas pelo próprio SERVAS. Além disso, elas podem surgir de solicitações específicas, realizadas por parceiros ou financiadores que desejam desenvolver determinados público, região, área de atuação ou têm como foco ações com escopos previamente definidos. Essas ações são divulgadas em nossas redes sociais, onde os interessados poderão acompanhar as informações relacionadas a temas, datas de inscrição e realização.

PROGRAMA DE APOIO ÀS ENTIDADES – PAE

O Programa de Promoção e Apoio às Entidades (PAE) será desenvolvido pelo Serviço Social Autônomo – SSA – Servas como proposta de articulações entre entidades pública e privada para formalização de parcerias e de convênios, visando desenvolver projetos, programas, atividades, ações e eventos de promoção humana. Bem como, captação de bens de consumo e bens duráveis para doações e apoio aos trabalhos das Entidades sociais do município de Minas Gerais, cadastradas no Sistema Servas.

O PAE servirá como âncora, englobará todo o trabalho de promoção e desenvolvimento social do SSA Servas como serviço permanente para desenvolvimento dos programas, projetos, serviços e ações de promoção humana de apoio e assessoramento técnico às entidades socioassistenciais cadastradas no Servas. [SAIBA MAIS]

PROGRAMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR – PSA

O Servas fechou uma parceria com uma grande empresa nacional para a distribuição de cestas de alimentos orgânicos, produzidos pela agricultura familiar, às entidades socioassistenciais cadastradas e validadas em nossa Rede Servas de Atenção Socioassistencial. Baseados na ampla atuação destas organizações socioassistenciais, é possível afirmar que parte considerável das cestas recebidas pelas entidades serão destinadas às famílias usuárias dos serviços ali prestados, garantindo acesso a alimentos com grande valor nutricional a indivíduos em situação de vulnerabilidade, sobretudo nesse momento de crescimento da insegurança alimentar decorrente da pandemia.

PROGRAMA DE PROTEÇÃO EMERGENCIAL – PPE

Devido a sua atuação em quase 70 anos de existência, o SERVAS possui grande poder de mobilização social da iniciativa privada, do poder público, da sociedade civil e das entidades socioassistenciais, tornando-se uma referência para a sociedade mineira em situações emergenciais e de calamidade pública que requerem ajuda humanitária. Realizando um trabalho de articulação, uma vez que exerce um papel catalisador entre voluntários, sociedade civil, empresas privadas e entes públicos, o Servas busca frente a situações de calamidade minimizar as consequências sociais advindas destes contextos.

Esse programa tem como mote a redução dos efeitos de calamidades e desastres naturais nas famílias atingidas. Criado para auxiliar o povo mineiro, o PPE tem como objetivo promover ações e campanhas para a arrecadação de donativos, voluntários e serviços em prol dos mineiros atingidos. Por meio de parcerias, buscamos atender às famílias que necessitam de auxílio para superar as dificuldades provocadas por condições que estão além do planejamento e controle do poder público.