9 de outubro de 2024
Realizamos nesta terça-feira (8/10), em Belo Horizonte, o evento de encerramento e prestação de contas da campanha de Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul, promovida pelo Servas em parceria com a Defesa Civil de Minas Gerais. A solenidade também homenageou as empresas parceiras, voluntários e colaboradores da instituição.
A presidente do Serviço Social Autônomo – Servas, Christiana Renault, destacou a importância dessas colaborações para o sucesso da campanha.
“Sem o apoio de cada empresa parceira, voluntário e cidadão que se envolveu, não seria possível alcançar tantas famílias e comunidades. A solidariedade do povo mineiro fez essa campanha acontecer”, explica.
A campanha, que integra o Programa de Proteção Emergencial (PPE) do Servas, foi criada em resposta às enchentes que atingiram o estado gaúcho em abril e maio de 2024.
Balanço
Durante a campanha, contamos com o apoio de 97 empresas e instituições parceiras, além da colaboração da população mineira. Ao todo, foram arrecadadas 532 toneladas de doações, compostas por 680 mil itens, que incluem: material de limpeza, higiene pessoal, roupa, colchão, utensílios e ração animal.
Foram doados 342 mil quilos de alimentos, sendo 268 mil litros de água mineral, além de mais de 15 mil medicamentos. Todo o material arrecadado foi destinado a sete municípios gaúchos, por meio de 16 entidades que trabalharam no apoio às famílias.
Apoio estadual
O evento contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, que destacou a importância da parceria entre o Servas e o governo estadual.
“É fundamental ter o Servas como um braço da sociedade civil trabalhando ao lado do governo. A gente consegue, por meio da nossa Defesa Civil em parceria com o Servas, dar resposta a tempo e a modo. E, para conseguir chegar ao Rio Grande do Sul, atuamos não apenas com nossa estrutura pública, mas também com o braço da sociedade civil organizada”, destacou.
Além da participação do vice-governador, o evento teve a presença de representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais, Defensoria Pública de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, entre outras instituições de referência.
Reconstrução
Em agosto deste ano, anunciamos a destinação de mais de R$ 1 milhão para a construção de 70 novas casas para as vítimas das enchentes que atingiram o RS. A inciativa é um esforço conjunto com o Instituto Galo, Instituto Dunga e o Ministério Público do Rio Grande do Sul.
SAIBA MAIS: Servas anuncia construção de 70 Casas para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Homenageados
Entre os homenageados, estava o voluntário Walmir Godinho. “O voluntariado me dá muito prazer, é uma forma que eu tenho de poder ajudar várias pessoas, e isso é muito gratificante”, revela. Durante toda a campanha, os voluntários somaram 4.409 horas de trabalho dedicados à Ajuda Humanitária ao RS, em um total de 506 voluntários.
A presidente do Servas, Christiana Renault, comemorou o resultado do trabalho realizado pela instituição na arrecadação e destinação das doações enviadas para o Rio Grande do Sul.
“Encerramos esta jornada com o sentimento de missão cumprida, e com a certeza de que ainda há muito a ser feito. A reconstrução continua. E o Servas continua de prontidão para levar a assistência imediata para quem precisa” finaliza.