Confira o balanço da ajuda humanitária: 280 toneladas de alimentos já foram enviadas

26 de junho de 2024

Notícias

O SSA – Servas, em parceria com a Defesa Civil de MG, já enviou mais de 280 toneladas de alimentos e 567 mil itens, que incluem material de limpeza, higiene pessoal, cobertores, roupas, colchões, entre outros.

Confira os números que correspondem às doações recebidas, triadas e destinadas aos gaúchos até 24/06.

Alimentação: 288.974 kg

  • Água: 250.301,21 litros
  • Alimentos não perecíveis: 672 quilos

Outros itens: 567.814

  • Material de higiene pessoal: 253.122 itens
  • Material de limpeza: 826 itens
  • Outros itens: 866 (cobertores, roupas, colchões, dentre outros)

Mão de obra e logística (Até 12/06)

  • 152 voluntários cadastrados do Servas
  • 1735 horas de trabalho voluntário
  • 18 veículos utilizados
  • 15 envios

Envio de doações

Desde o início da campanha em 06/05 até 12/06 já foram realizados 15 envios para o Rio Grande do Sul. Utilizando 18 veículos, a média total de doações enviadas atingiu 382 toneladas, demonstrando o compromisso incansável do povo mineiro em fornecer ajuda ao povo gaúcho.

Voluntariado

Um total de 152 voluntários cadastrados já participaram da ação humanitária, dedicando 1.735 horas de trabalho, até o levantamento feito em 12/06. Esta mobilização reflete um senso de solidariedade e empatia do povo mineiro em tempos de crise, mostrando o poder da união e do esforço conjunto em prol do bem-estar comum.

“Eu me voluntariei porque fiquei muito emocionada quando cheguei para fazer a minha doação, achei que podia fazer mais. Tenho muito orgulho de estar servindo neste momento tão difícil que o Rio Grande do Sul está passando. Meu filho e duas netas moram lá, e não pude visitá-los porque o aeroporto estava fechado”, conta a voluntária Sandra Spritzer.

Todas as doações passam por triagem antes de serem destinados ao RS

A ajuda humanitária mineira integra o Programa de Proteção Emergencial (PPE) do SSA-Servas, e conta com o apoio do governo estadual através da Defesa Civil de Minas Gerais.

“A resposta do povo mineiro foi além do que poderíamos imaginar. Este resultado só foi possível graças à colaboração de todos – desde os doadores individuais até as empresas e organizações parceiras,” explica a presidente do SSA-Servas, Christiana Renault.

Voluntários

Para contribuir com o voluntariado é necessário realizar o cadastro através do formulário de inscrição e aguardar o contato da equipe do Servas.

Voluntários fazem a triagem das doações no galpão do SSA-Servas

Ação conjunta  

A iniciativa do SSA-Servas e da Defesa Civil de Minas Gerais reflete o compromisso das instituições em estender a mão solidária às vítimas desses desastres naturais, demonstrando que a união e a solidariedade são essenciais para enfrentar momentos de adversidade e reconstruir o que foi perdido.

 

Carinho e afeto em cada doação

Gostou? Compartilhe nas suas redes!