loader image

O Serviço Social Autônomo Servas lança a Campanha SOS Águas 24/25, uma iniciativa emergencial para prestar assistência às populações afetadas pelas chuvas e períodos de seca que atingem Minas Gerais. Nessa fase, a campanha visa dar suporte aos atingidos pelas chuvas que assolam o estado.  

A campanha busca arrecadar doações via Pix, que serão convertidas em créditos para o cartão humanitário, e coletar itens essenciais como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza e água mineral, para compor o kit de ajuda humanitária 

A SOS Águas, idealizada pelo Servas, integra o Programa de Proteção Emergencial (PPE) da instituição, e conta com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais e Ministério Público de Minas Gerais. 

Na campanha de assistência às vítimas das chuvas de 2023/24, o Servas beneficiou mais de 16 mil pessoas, em mais de 62 municípios mineiros. Nesta temporada, o intuito é ampliar esse número e impactar positivamente as comunidades afetadas. 

Como funciona  

Os cartões humanitários e kits de ajuda humanitária serão destinados às famílias que residam em municípios que tiveram situação de emergência ou estado de calamidade reconhecidos pela Cedec-MG, em decorrência de chuva ou de seca ocorridas no período de realização da campanha, e que estejam cadastradas no CadÚnico 

Além desses critérios, as doações recebidas e distribuídas pelo Servas serão destinadas às entidades socioassistenciais cadastradas e aptas na instituição. Já a distribuição realizada por meio da Cedec-MG seguirá os critérios estabelecidos pelo órgão. 

Será priorizado o atendimento aos municípios com os piores resultados do Índice de Pobreza Multidimensional de Minas Gerais (IPM Minas), e aqueles com decreto reconhecido há mais tempo 

Cartão humanitário 

Além de fomentar a economia local em cidades atingidas, o cartão possibilita um menor custo de transporte, logística e atendimento. Mas o principal benefício é, sem dúvida, a autonomia e dignidade dada aos beneficiários para adquirirem os itens que realmente precisam. Com recarga única, o cartão permite a aquisição de alimentos, produtos de higiene e limpeza. 

Conscientização  

Além da assistência emergencial, serão distribuídas cartilhas com orientações práticas para a prevenção de riscos e o fortalecimento da resiliência comunitária. Essa medida visa capacitar as comunidades para enfrentarem adversidades futuras com maior preparo e segurança. 

Como doar 

Doações financeiras podem ser realizadas via Pix para a chave sosaguas@servas.org.br e serão destinadas à recarga dos cartões humanitários.   

Pequenos volumes podem ser entregues na sede do Servas (Av. Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários, Belo Horizonte, entre segunda e sexta-feira, das 9h às 17h), enquanto doações de maior porte devem ser agendadas pelo e-mail comunicacao@servas.org.br.  

Há pontos de coleta da campanha no shopping Diamond Mall (Av. Olegário Maciel, 1600 – Santo Agostinho, BH, piso L1 em frente ao Verdemar) e BH Shopping (BR-356, 3049 – Belvedere, BH).

O que já foi doado

Com o apoio de parceiros, já enviamos 42 mil copos de água potável para as vítimas das chuvas no Vale do Aço, até 14/01.

Solidariedade para todas as estações  

A presidente do Servas, Christiana Renault, destacou a abrangência e a relevância da campanha para o enfrentamento das dificuldades impostas tanto pelo período chuvoso quanto pelas estiagens: 

“Em um estado tão diverso como Minas Gerais, é fundamental que nossas ações considerem as diferentes realidades enfrentadas pelas comunidades, sejam elas impactadas pelas enchentes ou pela seca. Esta campanha vai além da assistência imediata; ela promove dignidade, prepara as comunidades para o futuro e reforça o nosso compromisso em ser uma ponte de solidariedade para quem mais precisa”, explica. 

A campanha reafirma o compromisso do Servas em construir uma rede de solidariedade e promover ações concretas que impactem positivamente a vida de quem mais precisa. 

Compartilhe:

Veja também