loader image

Lançamos nesta terça-feira, 19/11, o projeto Reciclando Dignidade, que visa garantir a inclusão previdenciária de catadores de materiais recicláveis em Minas Gerais. O projeto vai atender, inicialmente, 1.475 pessoas que integram associações e cooperativas ativas no programa Bolsa Reciclagem e cadastradas no Servas. 

A iniciativa busca garantir que esses trabalhadores tenham acesso a direitos como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, licença maternidade, pensão por morte, entre outros. Serão R$13 milhões em investimentos para promover a inclusão previdenciária desses cidadãos. 

 

Parcerias 

O projeto é idealizado pelo Servas e conta com a contribuição técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e financiamento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma). 

Como funciona  

Os recursos destinados ao Reciclando Dignidade serão utilizados para incluir esses trabalhadores na Previdência Social, garantindo a eles segurança trabalhista por, pelo menos, quatro anos e meio. O investimento financeiro é oriundo de fundos de reparação ambiental. 

 

“Existem três perfis de catadores: os que são cooperados, os autônomos e os que levam a reciclagem como negócio de família. Para esse programa, selecionamos aqueles que são associados a alguma das 74 cooperativas que recebem o Bolsa Reciclagem, do governo de Minas, que são ligadas ao Servas. Essas cooperativas vão enviar mensalmente as guias de pagamento e nós, do Servas, vamos fazer os pagamentos”, detalhou Dinorá Carla Fernandes, vice-presidente do Servas. 

Além disso, o projeto fortalece as cooperativas e associações, incentivando práticas de trabalho mais estruturadas e sustentáveis, através de ações de conscientização e educativas que serão promovidas pelo Servas. 

Transformação 

“O Reciclando Dignidade é uma ponte entre a sustentabilidade ambiental e a justiça social. Ao garantir direitos para aqueles que cuidam do meio ambiente, estamos dando um passo fundamental para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”, destaca Christiana Renault, presidente do Servas.  

 

“Agora, vamos trabalhar com tranquilidade, sabendo que, se algum de nós se acidentar, teremos onde recorrer, sem preocupação de ter que voltar correndo para trabalhar e garantir nosso alimento. Além disso, é ter uma certeza de que daqui a um tempo, teremos direito à nossa aposentadoria”, afirmou a catadora Neli Medeiros, que também é representante da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli-Barreiro) e participou da assinatura do Termo de Cooperação Mútua. 

O evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus; o procurador-geral de Justiça do MPMG, Dr. Jarbas Soares Júnior; e a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, Dra. Maria Luiza de Marilac Araújo, entre outras autoridades e membros da sociedade civil. 

O futuro é reciclável e digno  

O Reciclando Dignidade não é apenas um projeto, mas um marco na construção de uma sociedade mais justa, onde todos os trabalhadores têm seus direitos respeitados e reconhecidos.  

Quer saber mais sobre o programa e o impacto dessa iniciativa? Fique de olho nas redes sociais do Servas para acompanhar as novidades! 

VEJA AS FOTOS!

 

 

Compartilhe:

Veja também