loader image

Em mais uma etapa da Campanha SOS Águas, promovida pelo Servas, 146 famílias de Engenheiro Navarro, no Norte de Minas, receberam nesta terça-feira (27) cartões humanitários no valor de R$ 759,00, cada um equivalente a meio salário mínimo. A entrega foi realizada presencialmente pela primeira-dama de Minas Gerais e presidente do Servas, Christiana Renault, acompanhada por autoridades locais e representantes de instituições parceiras. 

A iniciativa tem como objetivo apoiar famílias severamente impactadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado. Além do auxílio financeiro, os cartões representam a liberdade de escolha na compra de itens essenciais, como alimentos, produtos de higiene e material de limpeza — além de movimentar o comércio local. 

“O cartão entrega a vocês a oportunidade de comprar o que realmente precisam. Seguimos comprometidos em chegar a cada família afetada. A campanha é viva e precisa da união de todos para seguir avançando”, afirmou Christiana Renault. 

A seleção das famílias é feita com base no Cadastro Único (CadÚnico), garantindo que o benefício chegue a quem mais necessita. A distribuição é feita de forma segura, digna e presencial, com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). 

Campanha segue em outras cidades 

Nos dias 27 e 28 de maio, a campanha também contempla os municípios de Malacacheta, Botumirim e Espinosa, com a entrega de mais 668 cartões. Com isso, o segundo ciclo de distribuição da SOS Águas beneficia mais de 2.010 famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado. 

Uma rede solidária em constante expansão 

A campanha é fruto de uma grande mobilização coletiva. Além do Servas, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), CEDEC e diversas outras instituições. 

“Juntos, seguimos mobilizados em todo o estado para levar amparo e dignidade às famílias impactadas por eventos climáticos extremos, como enchentes e estiagens”, reforçou a primeira-dama. 

A Campanha SOS Águas segue ativa até setembro de 2025 e já identificou mais de 370 famílias que aguardam os próximos ciclos de atendimento. A iniciativa também está sendo ampliada para atender comunidades atingidas pela seca, fortalecendo a presença do poder público em regiões vulneráveis. 

Como ajudar 

O Servas convida a sociedade civil e instituições a integrarem essa corrente do bem. Doações podem ser feitas via PIX oficial: sosaguas@servas.org.br. Cada contribuição, independentemente do valor, ajuda a transformar realidades em todo o estado. 

Compartilhe:

Veja também